Vamos ensinar você a preparar uma receita de Chateaubriand, um corte nobre de carne bovina que certamente impressionará seus convidados.
Antes de começar a cozinhar, é importante escolher uma peça de Chateaubriand de qualidade. Certifique-se de que a carne seja macia, sem muita gordura e de cor vermelho intenso. Além disso, é importante retirar a peça da geladeira cerca de uma hora antes de cozinhar, para que ela possa chegar à temperatura ambiente.
Aqui está a receita:
Ingredientes:
1 peça de Chateaubriand (cerca de 1,5kg)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de caldo de carne
1 ramo de tomilho fresco
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Tempere a peça de Chateaubriand com sal e pimenta a gosto.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto, até ficar levemente dourado.
- Adicione a peça de Chateaubriand à frigideira e sele todos os lados da carne por cerca de 2 minutos cada, até ficar dourada por fora.
- Transfira a carne para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos para obter uma carne malpassada. Se preferir a carne ao ponto, deixe por mais 5 minutos. Para uma carne bem passada, deixe por mais 10 minutos.
- Enquanto a carne estiver no forno, prepare o molho. Na mesma frigideira que a carne foi selada, adicione a manteiga, o vinho tinto e o caldo de carne. Deixe ferver em fogo médio-baixo por cerca de 5 minutos, até que o molho tenha reduzido e engrossado um pouco.
- Retire a carne do forno e deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de fatiar.
- Sirva a carne fatiada com o molho por cima e decore com o ramo de tomilho fresco.
E pronto! Você acaba de preparar uma receita deliciosa e sofisticada com o Chateaubriand. Esperamos que tenha gostado e que experimente em breve. E lembre-se, para os melhores cortes de carne, visite o FRIGORÍFICO SANTOS!
Para mais informações sobre esse corte veja o nosso post sobre OS CORTES NOBRES DA CARNE BOVINA